Livros de viagem

Recomendações do Retrovisor

Infelizmente, nenhum dos livros recomendados abaixo está disponível em português - está na hora de mudar isso ein editoras -, porém quase todos estão disponíveis em outras línguas como espanhol, italiano e francês.

Se você não tem costume de ler livros em inglês, comece devagar com o Maiden Voyage ou o Lois on the Loose que são livros mais curtos e com um vocabulário mais simples; em seguida pode evoluir para o The Road Chose Me ou When the Road Ends - que também têm vocabulário simples, porém são livros maiores.

Por favor, note que essas são recomendações pessoais do Felipe e da Mari, não temos relacionamento com nenhum dos autores, editoras, etc... e não ganhamos nada por passar essas dicas para vocês! ;)

 

Livros de Histórias

The Road Chose Me Volume 1: Two Years and 40,000 miles from Alaska to Argentina por Dan Grec

A história do Dan Grec é simples e sensacional. Nascido e criado na Austrália, após o colégio ele fica em dúvida sobre qual matéria cursar na faculdade e decide buscar um pouco de aventura no Canadá - ele vai trabalhar em um resort de ski. De lá, ele resolve descer de carro até o Ushuaia, em um Jeep sem qualquer modificação, com uma barraca de chão. Overlander raiz!

 

Bônus, ele escreve de maneira hilária.

Comentário do Felipe: Foi a Mari quem leu primeiro e me recomendou esse livro. Até hoje sigo as histórias do Dan (ele acabou de terminar de viajar pela África), porque o estilo dele é simples e ele parece ser uma pessoa muito gente boa!

Comentário da Mari: Minha grande memória desse livro é a descrição do Dan sobre o passeio de caiaque que ele fez entre icebergs no Alasca! Desde o começo do nosso planejamento, já sabia que iria querer fazer esse passeio, e juntamos um dinheiro extra especialmente para isso. Dito e feito, foi um dos pontos altos da nossa viagem também. Dan é gente como a gente, juntou dinheiro durante anos sonhando com o dia de sua viagem; gosta de conversar com pessoas pelo caminho e saber de suas histórias; esse é realmente um ótimo livro para te deixar com vontade de viajar!

Jupiter's Travels por Ted Simon

 

Para os motociclistas de plantão (e para muitos Overlanders) esse livro foi a chama do movimento de 'overlanding'. Ted Simon viajou por 4 anos e 45 países de 1973-1977 (ele passa no Brasil durante o período da ditadura!) a bordo de uma motocicleta Triumph Tiger. O livro é repleto de histórias, porém, com um estilo bem diferente do Dan Grec acima. Ted é um jornalista e o seu estilo de escrever reflete a ex-profissão.

Comentário do Felipe: Um clássico, sem mais.

Comentário da Mari: Tentei ler o livro algumas vezes, mas não me identifiquei com o estilo. Talvez eu não me dê bem com os clássicos ;)

Lois on the Loose por Lois Pryce

Não podia faltar um livro escrito por uma mulher, porque elas também são Overlanders! Lois deixou os overlanders homens na poeira ao viajar em 2003 do Alasca até o Ushuaia a bordo de uma motocicleta Yamaha de 225 cilindradas, sozinha! E ela ainda pegou gelo e neve no Alasca.

Comentário do Felipe: Outro livro que a Mari leu primeiro e me recomendou. A coragem da Lois e as situações pelas quais ela passa são inspiradoras. E claro, ela adiciona um humor britânico muito bom.

Comentário da Mari: Lois é bem famosa entre viajantes de moto, não poderia deixar seu livro de fora da nossa lista. Vale a pena a leitura, ela faz quase como um diário da sua viagem pelas Américas.

Atrapa tu Sueño por Candelaria Zapp & Herman Zapp

Um casal de argentinos sai em viagem em um carro dos anos 20 (sim, você leu certo - o carro tem até rodas de madeira!) com o objetivo de chegar ao Alasca em um ano. O dinheiro acaba em 6 meses, quando eles ainda estão na América do Sul; decidem então fazer bicos e vender os quadros que Candelaria pinta para seguir viagem. Chegam ao Alasca depois de mais de 2 anos, apaixonados pela estrada, e já com um filho (que nasceu assim que chegaram aos EUA), resolvem continuar viajando. Se não me engano, eles continuam na estrada até hoje, mais de 19 anos depois de saírem da Argentina, e com 4 filhos de bagagem.

Comentário do Felipe: Não li ainda =’(

Comentário da Mari: Eu achei super interessante ler a história de um casal de overlanders sul-americano, e me surpreendi muito com a história deles. Eles levam uma vida simples na estrada, algo que não é para todo mundo, e passaram muita dificuldade financeira. Mas adoram viajar e criaram um estilo de vida diferente, com sua família toda no carro.

When the Road Ends por Dylan Samarawickrama & Martina Zuercher

 

Dylan é um jovem do Sri Lanka que cresceu pensando em viajar pelo mundo. Apesar da infância pobre, ele luta durante muito tempo e consegue começar esse sonho a bordo de uma moto. Mas a grande surpresa da história acontece quando ele chega no Panamá e precisa atravessar para a Colômbia. Spoiler: Ele desenha e monta uma jangada a partir da sua motocicleta e veleja do Panamá até a Colômbia… impressionante.

Comentário do Felipe: Eu comprei o livro depois de assistir a palestra do autor em um encontro de viajantes (Horizons Unlimited) e ver os vídeos dele a bordo da sua moto-jangada. A história é sem igual.

Comentário da Mari: Li mas não me lembro de muitos detalhes, melhor confiar na opinião do Felipe.

Maiden Voyage: The Prequel to The Adventure of a Lifetime por Tim Notier

 

A história de um casal formado durante o Ensino Médio que se separou na vida adulta. Tim, o autor, decidiu não fazer faculdade e começar a trabalhar para juntar dinheiro, enquanto Marisa seguiu para a faculdade e depois foi morar fora. Os dois se re-encontram depois de anos separados e decidem viajar o mundo de moto.

 

Tim e Marisa ainda estão viajando o mundo, você pode acompanhar a viagem deles aqui: https://www.notiersfrontiers.com/ 

Comentário do Felipe: Um livro simples com uma história bacana. Ótimo para ler no ônibus ou metrô a caminho do trabalho.

Comentário da Mari: Como o Fê disse, é uma leitura fácil e com o intuito de te deixar apaixonado pela estrada. Funciona.

Livros de Dicas e Guias

Adventure Motorcycling Handbook ou Overlanders' Handbook por Chris Scott

Você leu as "Recomendações do Retrovisor" e agora a inspiração está lá acima porém, só tem um problema, onde começar? Carro ou Moto? Qual Carro ou qual Moto?! Peraí, tem carro 4x4 e carro All-Wheel-Drive, qual a diferença? Ahhhhh desisto… não precisa desesperar. Um desses dois livros do Chris Scott vai se tornar a sua bíblia sobre Overlanding, sem pressa ele explica tudo que esse estilo de viagem implica, os termos, as rotas e até dá algumas recomendações de carros ou motos (com prós e contras) para fazer uma viagem dessa.

Comentário do Felipe: Li os dois livros e faço questão de carregar uma cópia durante a nossa viagem. É um excelente guia de termos de Overlanding e ainda tem uma parte sobre reparos na estrada. Indispensável.

Comentário da Mari: Li apenas os capítulos recomendados pelo Felipe sobre fronteiras. Boas dicas.

How to Live in a Car, Van or RV: And Get Out of Debt, Travel and Find True Freedom by Dropping Out of the Rat Race por Robert Wells

 

"Como Viver em um Carro, Van ou RV e Sair das Dívidas, Viajar e Encontrar a Verdadeira Liberdade", vai dizer que o nome já não instiga a leitura? Robert Wells atingiu o fundo do poço ao se divorciar da mulher e se tornar um sem-teto. Ele comprou uma van e dormiu nela enquanto tentava retomar as rédeas da vida. História inspiradora e com várias dicas preciosas de uma pessoa que viveu no limite dentro de uma van.

Comentário do Felipe: Muito diferente das lindas fotos de #vanlife do Instagram (que normalmente são fotografadas em vans de no mínimo 100 mil doláres…). 

Comentário da Mari: Esse livro é de fácil leitura, tem umas passagens super engraçadas (ele ensina passo a passo como construir uma privada portátil), e fala sobre as vantagens e liberdade de não se ter casa fixa (uma vida sem hipoteca e vizinhos chatos).

Big Travel, Small Budget: How to Travel More, Spend Less, and See the World por Ryan Shauers & Sean Ogle

e/ou

How to Travel the World on $50 a Day: Third Edition: Travel Cheaper, Longer, Smarter por Matt Kepnes

 

Dois livros focados em despesas durante a viagem. Ambos (a Mari e o Felipe) leram os dois livros e claro, uma ou outra dica é repetida, mas vale ver as diferentes perspectivas de gastos de dois viajantes diferentes. Big Travel, Small Budget foca em modos de viagem além do mochilão, enquanto How to Travel the World on $50 a Day fica mais focado nos mochileiros. Mas qualquer dica de viagem é aplicável a outros modos de transporte.

Comentário do Felipe: Infelizmente, algumas dicas são focadas em americanos (como por exemplo, a malandragem de pontos do cartão de crédito que nos EUA tem uma outra dimensão). Mas ainda valem a leitura.

Comentário da Mari: Algumas dicas são batidas (fazer sua própria comida sai mais barato do que comer fora) mas ainda assim indico a leitura, sempre podemos aprender mais sobre como economizar dinheiro, a base de toda viagem a longo prazo.

Your Guide to the National Parks por Michael Joseph Oswald

 

Pensando em viajar pelos Estados Unidos e visitar os Parques Nacionais, então entre na Amazon e compre esse livro. Comprou? Agora falta só comprar o seu passe anual (disponível aqui: https://store.usgs.gov/pass).

 

São 700 páginas de informações, mapas, detalhes de camping, principais atrações e minúcias das trilhas sobre os 59 Parques Nacionais dos Estados Unidos (desde que o livro foi lançado, outros dois parques foram criados elevando o total para 61, mas uma edição atualizada do livro deve estar no forno).

Comentário do Felipe: Um dos livros mais importantes durante a nossa viagem pelos Parques Nacionais dos Estados Unidos. Tem todas (sim, todas!) as informações relevantes para a sua visita em cada parque.

Comentário da Mari: Eu adoro esse guia! Ele tem todas as informações básicas que precisamos (quando os parques abrem, preço dos campings, melhores rotas, guia das trilhas) e também conta a história de cada parque nacional, e também curiosidades. Sabe quem deu o nome para as árvores do Joshua Tree NP? Ou quantos glaciers existem no Glacier NP (e quantos existiam em 1850)? Se não sabe, você precisa desse guia.