Lavado, sim; limpo, nunca.

Eu me lembro de um dia quando eu ainda morava com a minha mãe, que nós brigamos feio. Nós nunca fomos de brigar uma com a outra, mas nesse dia minha mãe até chorou. Eu devia ter uns 19, 20 anos. Nós brigamos porque ela tinha me mandado ir tomar banho, e eu não queria ir.


Howdy adora um bom banho... de lama!

Hoje eu dou muita risada desse dia, e acho que ela até nem deve se lembrar. Mas conto isso pra dizer que eu nunca fui muito de gostar de tomar banho (nem de gostar de ter alguém mandando em mim). Não me olhe assim; eu tomo banho! Normal, (quase) uma vez por dia. Às vezes até dois por dia!


Isso na minha vida de “antes”, de ir pro trabalho todo dia. Aqui, na viagem, as coisa são diferentes, apesar de que demorou pra ficar assim. Nas primeiras semanas, nós tomávamos banho todo dia. Estávamos sempre acampados em campings estabelecidos, com chuveiro, ou em hotéis (com chuveiro também, haha), então nossa rotina de banho não era muito diferente do que em casa. Conforme a viagem foi seguindo, fomos ficando mais à vontade para acampar de forma “selvagem” - sem camping estabelecido, acampando em espaços abertos ao longo de estradas paralelas, de graça. E assim não há estrutura, nem chuveiro, nem banheiro. E tivemos que nos acostumar a ficar uns dias sem tomar banho.


No começo eu achei que seria ótimo, pra que gastar tempo tomando banho? Vai sujar tudo amanhã de novo! Então ficamos 2, 3 dias sem banho. Depois disso procurávamos um camping com chuveiro e estava tudo certo.


Até que chegamos no Badlands National Park, em Montana. Lugar lindo, maravilhoso, inacreditável. E quente. E seco. E cheio. Não tinha vaga no único camping estabelecido, a única outra opção para ficarmos dentro do parque seria um camping primitivo, sem estrutura além de banheiros tipo fossa. Fomos lá dar uma olhada, o lugar era lindo, decidimos ficar uns dias. Exploramos o parque, mas o parque é grande e não nos cansávamos de explorar. No final ficamos 5 dias por lá, 5 dias sem tomar banho. E nunca mais ficamos tanto tempo assim.


Oberservando a paisagem surreal de Bedlands. Consegue sentir o cheirinho de suvaco daí?

Eu, que sou uma mulher prevenida, já tinha comigo alguns truques para essa situação. Anota aí: lenço umedecido (para um banho de gato) e talco (pra usar no cabelo como shampoo seco). Usamos lenço umedecido alguns dias, mas chega uma hora que nem isso salva. Eu me rendi. E pedi pra tomar banho. Tinha que ser logo, amanhã, que eu não aguentava mais. Minha mãe deu uma gargalhada quando eu contei a história!


Estamos nos desprendendo de muitas necessidades que tínhamos antes. Encontramos com várias pessoas (a maioria das pessoas com que falamos, na verdade) que eu tenho certeza que não tomam banho todo dia. E está tudo bem. Aprendi que não vou ficar doente, e não vai me cair um braço, se eu não tomar banho todo dia. E aprendi também que eu não quero (mesmo que possa) ficar mais do que 4 dias sem banho. Esse é meu limite. E é pessoal, não imposto por ninguém (desculpa, mãe!).


Nós mantemos basicamente todos os outros padrões de higiene de antes (sim, escovamos os dentes todos os dias! Várias vezes por dia! Você só precisa de uma garrafa de água para isso 😉). Nossas roupas estão sempre lavadas; mas limpas, dificilmente. Acontece que o Howdy está sempre ou empoeirado, ou enlamaçado. E a qualquer momento que encostamos nele, acabamos sujando nossas roupas também. Aprendi que um pouco de poeira na calça não faz mal a ninguém, e a vida segue.


Howdy limpinho que só


  • Instagram
  • Facebook